TEXTOS DE ACADÊMICOS

A ACL tem entre suas atribuições zelar pela integridade do patrimônio escrito de seus patronos, fundadores e demais membros – historicamente as escritoras e os escritores mais proeminentes do nosso Estado – e difundir esse acervo tempestivamente registrado. Também, levar a público o que recentemente as acadêmicas e os acadêmicos estão a criar nos diversos gêneros literários, na intenção de divulgar sua produção e incentivar o interesse de leitoras/es e escritoras/es para a literatura catarinense.

HOMENAGEM DO ACADÊMICO JOSÉ ISAAC PILATI A PÉRICLES PRADE NO 7° DIA DE SEU FALECIMENTO, POR OCASIÃO DOS FESTEJOS DOS 170 ANOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA, NO CENTRO INTEGRADO DE CULTURA – CIC, EM FLORIANÓPOLIS, AOS 22 DIAS DE MAIO DE 2024.

Ao tomar conhecimento de que o grande escritor e poeta Péricles Prade não poderia marcar presença nesta Roda de Conversa de Escritores da Academia Catarinense de Letras, em celebração dos 170 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina, eu pude imaginar a dor da sua ausência nesta mesa em que ele prometeu estar. Fui ao […]

ler mais
CEMITÉRIO DIGITAL

CEMITÉRIO DIGITAL

Em 24 de fevereiro deste ano, o jornal A Notícia, de Joinville, completaria um século de vida.
Apolinário Ternes (*)

ler mais
O CAMPANÁRIO SUBMERSO

O CAMPANÁRIO SUBMERSO

Decorridos sete dias que a alma de um amigo comum partira para o destino judicatório de todas as almas, vi na missa Flaviano ajoelhar-se no momento em que se realizou o augusto mistério da transubstanciação.
Gilberto Callado (*)

ler mais
O ESQUECIMENTO É O LUGAR MAIS FRIO

O ESQUECIMENTO É O LUGAR MAIS FRIO

Este texto da Acadêmica Teca Mascarenhas foi um dos premiados na primeira edição do Concurso Franklin Cascaes – Contos da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em setembro de 2022. O conto foi publicado na coletânea “Pandemia em contos”.
Maria Tereza Fiuza Lima Mascarenhas Passos (*)

ler mais
O CAMARADA, A CÔMODA E A CAMAREIRA

O CAMARADA, A CÔMODA E A CAMAREIRA

O homem entra no saguão. Face cansada, olhos curiosos, pernas tiritando com o frio. No coração, uma agulha perene. O ambiente cheirava a estofado antigo, cheiro de bolor amenizado por algum aerossol cítrico. Ao canto, sob a luz rarefeita e amarela, uma mulher de meia idade, a julgar pela expressão, entediada. Atrás dela, um mapa decrépito, relógio carrilhão tabaco, um crucifixo de madeira de lei.
André Ghiggi Caetano da Silva (*)

ler mais
LIBERDADE, LIBERDADE

LIBERDADE, LIBERDADE

No mundo subjetivo, pensamentos surgem para dar testemunho. Não há solidão e sim intensa presença que não fala e não se cala na mente que se agita, buscando libertar-se das amarras com coragem, remanescendo em parte pela pressão da história de vidas que tentam viver exiladas das superficialidades.
Luiz Alberto Silveira (*)

ler mais
HELENA, A PASSAGEIRA

HELENA, A PASSAGEIRA

Anos sessenta, tempo de jovem guarda e música popular brasileira de qualidade. Jairo, motorista de carteira nova, consegue emprego no ponto de táxis do cemitério das Três Pontes, bairro de Itacorubi, na ilha dos casos e ocasos raros. O local é bom, de inúmeras corridas, pois a morte sempre se revela dos humanos solidária companheira, deixando de vez em quando alguns com as fulgurantes esperanças eternamente perdidas e outros libertos para sempre de desditosos desalentos.
Roberto Rodrigues de Menezes (*)

ler mais

Inscreva-se

Receba informações sobre as atividades da  ACL.

Ao marcar esta caixa e enviar suas informações, você está nos dando permissão para lhe enviar e-mails. Você pode cancelar esta autorização a qualquer momento.

Endereço

Av. Hercílio Luz, 523 – Centro,  Florianópolis – SC, 88020-000, Brasil. Casa José Boiteux

Redes Sociais