Sobre a ACL

A Academia Catarinense de Letras (ACL) é a entidade literária máxima do estado brasileiro de Santa Catarina.

Entre seus objetivos a confraria se propõe a preservar, conceber, fomentar, divulgar a produção literária e congregar homens e mulheres de letras em Santa Catarina.

Nossa História: Desde 1920

A ideia de uma Academia já havia sido lançada por duas vezes na década anterior, pelo então jovem escritor Othon da Gama Lobo d’Eça, sem que viesse a prosperar. Em 1920, finalmente, foi fundada a Sociedade Catarinense de Letras, tendo como seu primeiro Presidente José Arthur Boiteux. Mais tarde, em 11 de janeiro de 1924, inspirada na Academia Brasileira de Letras, a Sociedade adotou o definitivo nome de Academia Catarinense de Letras.

Diferentemente de outras academias literárias, a ACL incorporou a presença de mulheres em seu primeiro quadro, quando em 1927 elegeu as poetas Maura de Senna Pereira como a primeira titular da Cadeira n°. 38 e, no mesmo ano, Delminda Silveira como a primeira titular da Cadeira n°. 10.  

Composição

A Academia Catarinense de Letras é composta por quarenta escritores nascidos ou que fizeram história em Santa Catarina.

Suas Cadeiras são vitalícias, ou seja, membros novos só podem ser escolhidos após o falecimento de algum membro atual.

Com a vacância de uma Cadeira, a Academia realiza uma eleição para escolher o novo acadêmico.

E desde que atenda aos critérios estabelecidos pelo seu Estatuto, qualquer pessoa pode se candidatar à vaga.

Conheça os fundadores

A história da fundação da ACL começou com uma iniciativa individual de José Arthur Boiteux, Secretário de Estado do governo Hercílio Luz, que enviou convite aos intelectuais, escritores e catarinenses dedicados às atividades culturais para uma reunião destinada à fundação da Sociedade Catarinense de Letras.

O referido encontro formal aconteceu no dia 30 de outubro de 1920, no gabinete do Secretário do Interior e Justiça.

Da reunião participaram José Arthur Boiteux, Fúlvio Aducci, Laércio Caldeira de Andrada, Gil Costa, Henrique da Silva Fontes, Othon d’Eça, Haroldo Callado, Clementino Brito, João Batista Crespo, Altino Flores, Francisco Barreiros Filho, Ivo d’Aquino, Joe Collaço e Alfredo da Luz.

Segundo o livro Academia Catarinense: 100 anos de Letras, do professor e acadêmico da ACL Celestino Sachet, a primeira Diretoria teve a seguinte composição:

Presidente –         José Arthur Boiteux

Vice-Presidente – Altino Flores

1º. Secretário –    Othon d’Eça

1º. Tesoureiro –    Henrique da Silva Fontes.

Naquela histórica sessão foram apontados como membros da Sociedade: Adolfo Konder, Marcos Konder, Francisco de Oliveira e Silva, Virgílio Várzea, Diniz Junior, Pe. João Nepomuceno, Henrique Boiteux, João Otaviano Ramos, Arnaldo de S. Thiago, Pe. Salvador Tomazini, Caetano Vieira da Costa e Lauro Demoro.

Ainda de acordo com os registros de Sachet, no dia 15 de novembro de 1921, no prédio da Assembleia Legislativa, aconteceu a instalação oficial da Sociedade Catarinense de Letras, integrada pelos fundadores: Altino Flores, Barreiros Filho, Clementino Brito, Fúlvio Aducci, Gil Costa, Haroldo Callado, Horácio de Carvalho, João Crespo, José Arthur Boiteux, Laércio Caldeira de Andrada, Nereu Ramos e Osvaldo Melo.

Visite a ACL

A Academia Catarinense de Letras realiza sessões ordinárias e encontros mensais.

Fale com a secretaria.

Endereço

Av. Hercílio Luz, 523 – Centro,  Florianópolis – SC, 88020-000, Brasil. Casa José Boiteux

Redes Sociais