Premiada escritora vai suceder a Carlos Ronald Schmidt na cadeira 25, que tem como fundador o político e escritor Antônio Mâncio da Costa (1835-1971), e como últimos titulares Amaro Seixas Ribeiro Neto, Paschoal Apóstolo Pítsica e Jair Francisco Hamms.

Está marcada para hoje, as 19 horas, a solenidade de posse da poeta Maria Tereza Fiuza Lima Mascarenhas Passos na cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras. Será recebida pela secretária-geral da ACL, Acadêmica Lélia Pereira da Silva Nunes, Cadeira 26. A cerimônia será presencial, no auditório da Academia, na avenida Hercílio Luz, 523, Centro, em Florianópolis, e terá transmissão pelo canal da ACL no YouTube.

Maria Tereza Fiuza Lima Mascarenhas Passos é catarinense nascida em Rio do Sul e há décadas vive em Balneário Camboriú. Poeta, graduada em Filosofia e mestre em Pedagogia do Ensino Superior, seguiu carreira acadêmica como professora universitária. Atualmente, dirige o Bureau d’Art Teca Mascarenhas, onde escreve e atua como revisora de texto. É membro titular da Academia de Letras de Balneário Camboriú e dos grupos Mulherio das Letras, Café Filosófico, Leia Mulheres, entre outros.

Integrou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e o Conselho de Ética em Pesquisa, representando a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Publicou os livros nem parece que é AVESSO, Meu singular é plural, Tempo de migração e Peso-Pena. É coautora de diversas obras coletivas no Brasil e no exterior. Finalista do Prêmio Jabuti 2020 na Categoria Inovação – fomento à leitura, com a obra Peso-Pena, parte integrante da Coleção I do Mulherio das Letras. É sócia da UBE, União Brasileira de Escritores.

Teca Mascarenhas foi eleita em sessão de 21 de outubro de 2021

Fonte: jornalista Moacir Pereira (https://ndmais.com.br/literatura/poeta-teca-mascarenhas-assume-hoje-cadeira-na-academia-catarinense-de-letras)