Entidade literária máxima do Estado de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras comemora o seu centenário.

Entre toda a sua importância histórico-cultural, é uma das instituições mais antigas do estado e também é a maior referência em letras e literatura da nossa região.

No início do século 20, José Arthur Boiteux, patrono do ensino superior em nosso estado, idealizou juntamente com outros intelectuais da época uma Sociedade de Letras, aos moldes da Academia Brasileira de Letras e de outras já existentes em outros estados brasileiros.

Em 30 de outubro de 1920, era fundada a Sociedade Catarinense de Letras. Entre as primeiras ações propostas, a sociedade “prometia elaborar um dicionário bibliográfico catarinense; organizar um glossário dos provincialismos usados no nosso Estado; coligir e mandar imprimir em volume as publicações esparsas e inéditas de escritores locais já falecidos; auxiliar a impressão de obras de reconhecido mérito de escritor catarinense e de obras literárias de assunto catarinense escritas por autor de qualquer naturalidade; conceder prêmios às produções literárias; publicar, trimestralmente, uma revista” (SACHET, Celestino & SACHET, Sachet. Literatura dos Catarinenses. Livro 1: Raízes de uma identidade. Florianópolis: Sachet Editores, 2019, p.90).

A partir de 1924, a Sociedade já tinha fixado em 40 o número de Cadeiras e estabelecido atividades constantes e pertinentes para promover a literatura de Santa Catarina. Nesse momento, passou a chamar-se Academia Catarinense de Letras, assim designada até os dias atuais.

Inicialmente instalada no prédio da Assembleia Legislativa, desde 2010 a ACL localiza-se na Casa José Boiteux, dividindo o espaço com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, no centro de Florianópolis.

Em março de 2020, a ACL iniciou as comemorações referentes à solenidade do centenário, que ocorre em outubro, na Assembleia Legislativa do Estado. Também, na sessão de abertura do ano acadêmico, lançou o Selo Comemorativo do Centenário da Academia Catarinense de Letras. A história da Academia Catarinense de Letras é a referência principal do capítulo 3 da obra Literatura dos Catarinenses, Livro 1: Raízes de uma Identidade. Nesse capítulo, os autores, além de abordarem a origem da entidade, também comentam sobre as cadeiras, patronos, fundadores, titulares, presidentes e autores.

Referências:
SACHET, Celestino & SACHET, Sachet. Literatura dos Catarinenses. Livro 1: Raízes de uma identidade. Florianópolis: Sachet Editores, 2019, 376p.
Academia Catarinense de Letras (redes sociais)
Grupo ND <ndmais.com.br>

(Escrito por Maryella Masseli. FONTE: https://sacheteditores.com.br/centenario-da-academia-catarinense-de-letras/)