Será lançado nesta quinta-feira (27), em Florianópolis, e na sexta-feira (28), em São José, o livro “Caminhos do Divino: um olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina”, da escritora Lélia Pereira Nunes.

Será lançado nesta quinta-feira (27), a partir das 16h, no Mercado Público Municipal, o livro Caminhos do Divino: um olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina, da escritora Lélia Pereira Nunes. Atendendo a todos os requisitos sanitários, o evento terá a participação do “Casal Imperial”, com a Bandeira do Divino, e de um grupo de cantoria. A obra será lançada também, na sexta-feira (28), no Theatro Adolfo Mello, em São José.

Na apresentação do livro, o presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, José Manuel Bolieiro, observa que o “culto do Divino Espírito Santo é uma marca identitária do Povo Açoriano”, uma devoção popular multissecular ainda observada nas nove ilhas dos Açores. Em Santa Catarina, segundo as pesquisas da autora, que é socióloga, professora aposentada da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e membro da Academia Catarinense de Letras (Cadeira 26), a tradição é fruto da diáspora açoriana e está presente em dezenas de municípios do litoral catarinense e até em cidades do Vale do Itajaí e no Planalto Serrano.

Toda essa diversidade de manifestações culturais está presente neste livro que faz um amplo e necessário resgate da Festa do Divino em Santa Catarina. Na apresentação que faz nas páginas iniciais da obra, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, observa que esta é uma das mais belas e antigas tradições presentes na Ilha de Santa Catarina. Promovida pela irmandade do Espírito Santo, na região central, desde 1776, a festa é uma referência cultural e se mistura com a história da diáspora açoriana no nosso estado, tanto que a terceira edição, revisada e ampliada, marca as comemorações dos 272 anos da chegada dos açorianos, em 1748, no porto de Desterro.

Obra de 268 páginas, ricamente ilustrada, é resultado de uma pesquisa que se iniciou em 1987, percorreu o Brasil e os Açores, e faz o registro da história social, dos símbolos, do ritual e das formas de celebração da festa realizada nas diferentes comunidades

 

FICHA TÉCNICA

Título: Caminhos do Divino: um olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina

Autora: Lélia Pereira da Silva Nunes

Editora: Dois Por Quatro – www.doisporquatro.com

ISBN: 978-65-88812-08-2

Número de páginas: 268

Formato: 27,5 x 19 cm

 

SOBRE A AUTORA

LÉLIA PEREIRA DA SILVA NUNES é catarinense de Tubarão, nascida a 18 de setembro de 1946, e cidadã honorária de Florianópolis, onde reside desde 19/12/1970. Vive num constante vaivém entre a Ilha de Santa Catarina e as nove Ilhas dos Açores. Escritora e professora da UFSC, aposentada. Socióloga, pós-graduada em Direito (UFSC) e mestre em Administração Pública (UFSC). Doutoranda em Literaturas e Culturas Insulares (Universidade da Madeira), desenvolvendo o projeto “Protagonistas femininas na literatura insular: Açores, Madeira e Santa Catarina”. Membro titular do Conselho Municipal de Educação

Titular da Cadeira 26 da Academia Catarinense de Letras e secretária-geral eleita, mandato 2020/2022. Conselheira titular do Conselho Superior da Comissão Nacional de Folclore. Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Membro honorário da Academia Tubaronense de Letras. Pertence à Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista de SC, à Associação de Escritores Portugueses-APE, ao Instituto Histórico da Ilha Terceira, ao Instituto Açoriano de Cultura-IAC, ao Centro de Estudos da História do Atlântico da Madeira/CHAM e ao CEHA – Açores.

Há quase cinco décadas, dedica-se à Cultura Catarinense, em particular à cultura tradicional açoriana no Sul do Brasil e nos Açores. Divide-se entre a escrita criativa (crônica), memórias e ensaios. Publica no Diário dos Açores (Ponta Delgada), Portuguese Times (New Bedford), LusoPresse (Montreal), Notícias do Dia (Florianópolis, SC) e Diário do Sul (Tubarão, SC). Atua na co-coordenação do Blog Comunidades, da RTP Açores (2008) – http://acores.rtp.pt.

Prêmio Armando Corte Real de Cultura, atribuído pelo jornal LusoPresse e LusoQ TV (Montreal, Ca), 2020; Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, atribuída pelo Conselho Estadual de Cultura de SC. Medalha Brasileira Folclorista Emérito, outorga da C.N. de Folclore, 2019; Prêmio Especial Dakir Polidoro de Jornalismo 2018, outorga da Câmara Municipal de Florianópolis e Associação Catarinense de Imprensa; Divina Medalha do Divino, concedida pela IDES, 2017.

Obras publicadas: Zumblick, uma história de vida e de arte (1993, 2013); Entre Penas e Pincéis (1998, org.); Os Caminhos do Divino: um olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina (2007, 2010, 2020); Na Esquina das Ilhas (2011 e 2020); Corpo de Ilhas (2018) e Pedra de Toque (2019 e 2020) coedição de Dois Por Quatro Editora (Florianópolis) e Letras Lavadas (Ponta Delgada, Açores). Presente nas antologias: Viagens, v.1. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2020; Avós: Raízes, Nós, Lisboa: Alma Letras, 2020, e Retratos da Pandemia, 2021.