Prazo de inscrição vai até o dia 7 de abril. Podem se candidatar autores de todo o Estado, que tenham pelo menos um livro publicado.

A ACL (Academia Catarinense de Letras) abriu o período de inscrição para autores interessados em ocupar duas de suas 40 cadeiras: a de número 17, que tem como patrono Jerônimo Coelho (último ocupante: Gilberto Gerlach) e fundador José Arthur Boiteux (1865-1934); e a de número 35, cujo patrono é Martinho José Callado e Silva (último ocupante: Rodrigo de Haro) e foi fundada por Haroldo Genésio Callado (1892-1932).

Podem se candidatar pessoas de expressão no meio cultural catarinense, com livro publicado. O prazo termina no dia 8 de abril de 2022. Leia o edital n. 7.

As inscrições devem ser feitas mediante o preenchimento de um formulário, que pode ser baixado aqui.

Mais informações, pelo e-mail contato@academiacatarinense.org.br. Leia abaixo o edital:

Edital ACL nº 7, de 9 de março de 2022

Edital de candidatura para o preenchimento das Cadeiras 17 e 35.

O Presidente da Academia Catarinense de Letras, no uso das suas atribuições previstas no art. 27 do Estatuto da ACL, promulga o presente Edital:

1. Está declarado aberto o prazo de 30 dias, a contar desta data, para a inscrição de candidatos à vaga da Cadeira 17 (Patrono: Jerônimo Coelho; último ocupante: Gilberto Gerlach) e da Cadeira 35 (Patrono: Martinho José Callado e Silva; último ocupante: Rodrigo de Haro).

2. Pode candidatar-se à vaga autor de expressão cultural nascido ou com residência no Estado de Santa Catarina por mais de vinte anos e que tenha publicado obra de reconhecido mérito no campo das Letras, não sendo admitidas apenas obras em coautoria nem textos esparsos.

3. A inscrição será feita apenas por meio eletrônico, mediante requerimento do candidato dirigido ao Presidente da Academia e acompanhado do Formulário anexo a este Edital, devidamente preenchido, os quais devem ser enviados ao seguinte endereço eletrônico: presidencia@academiacatarinense.org.br. Solicita-se ao candidato que faça chegar ao endereço da Academia Catarinense de Letras um exemplar de cada obra sua publicada.

4. Vedada a inscrição para mais de uma vaga, o candidato deverá indicar, tanto no Formulário quando no requerimento, o número da Cadeira a que pretende concorrer.

5. Findo o prazo citado no item 1, serão adotadas as providências para a conclusão do processo eleitoral de acordo com os arts. 10 e 11 do Estatuto.

Florianópolis, 9 de março de 2022

Moacir Pereira

Presidente