Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, o professor e escritor catarinense Luiz Carlos Ramiro Junior, entrega Medalha e Diploma ao escritor Moacir Pereira

Vice-presidente da ACL, Moacir Pereira (Cadeira 3) foi agraciado no dia 2 de setembro no Rio de Janeiro com a Medalha Biblioteca Nacional – Ordem do Mérito do Livro, “por sua contribuição à difusão do livro e da cultura, em todas as suas formas”

A Medalha e o Diploma foram conferidos pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, o professor e escritor catarinense Luiz Carlos Ramiro Junior. A comenda vem sendo conferida a personalidades do mundo literário, artístico e cultural do Rio, de Brasília, São Paulo e vários estados brasileiros, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.

O Acadêmico viajou ao Rio para representar a Academia Catarinense de Letras na posse do escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto na cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ao ser homenageado, iniciou contatos com a direção da Biblioteca Nacional para edição de novos livros, em sistema de parceria com a Academia Catarinense e a Biblioteca Pública do Estado, além da reedição de clássicos da literatura, como vem ocorrendo com obras históricas de escritores nacionais.

O Acadêmico Moacir Pereira tem 59 livros publicados. Seu último lançamento foi “Anita Garibaldi revive: na literatura, na cultura e na economia”, edição da editora Almedina, em parceria com a Academia Catarinense de Letras.

Ramiro Junior e Moacir Pereira. Acima, os vitrais do centenário edifício, inaugurado em 1910, em estilo neoclássico com elementos de ecletismo, localizado na Avenida Rio Branco. O prédio foi projetado pelo general arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar

Ramiro Junior recebe obras presenteadas pelo escritor Moacir Pereira